Desde o início de sua vida a designer brasileira Annia Bertoni, formada em Moda e Artes Cênicas, sempre buscou a arte como forma de expressão profunda capaz de traduzir a alma através da personificação desses sentimentos materializando-os seja na superficie que lhe foi proposta. Inicialmente trabalhando como estilista de roupas, figurino e acessórios, foi pela Joalheria que Annia Bertoni realmente se apaixonou. Quando iniciou as aulas na oficina de seu curso acadêmico, encontrou um caminho no qual se identificava pelo desafio de transportar sua liberdade de criação diretamente em uma matéria tão bruta e rígida como o metal.
Com fundamentos de criação Surrealista ela defende a “abertura da consciência” na criação de suas peças, e assim como se executaria moulage em um tecido ela transfere esse método para o metal trazendo uma visão de formas completamente peculiar no mundo do design, onde cada peça é única.
“Cada jóia tem sua própria alma, portando é impossível reproduzi-la manualmente exatamente como a anterior, pois cada uma possui sua própria essencia que lhe foi concebida naquele momento da criação. É como exorcizar uma ideia de seu subconsciente.” Annia Bertoni
Sua primeira coleção foi exposta em centros culturais na Europa, incluindo Paris e Madri.